Abertura oficial reuniu autoridades e grande público em evento que homenageia ancestrais e fortalece laços culturais
A tradição japonesa tomou conta da Expo Japão 2025 na noite de quinta-feira, 19 de junho, durante a abertura oficial do evento. Com a presença de diversas autoridades e um grande público, o evento deu início a uma programação especial que celebra marcos históricos importantes para a comunidade nipo-brasileira.
“A tradição que emociona. A cultura que conecta.” Foram essas as palavras escolhidas pelo coordenador geral da Expo Japão, Luciano Matsumoto, para dar as boas-vindas aos presentes no palco principal. Em sua fala de abertura, Matsumoto enfatizou o propósito profundo da festividade, explicando que o evento é “realizado para lembrar e honrar a memória dos antepassados, nesses dias quando trabalhamos como voluntários para perpetuar e agradecer por tudo que passaram e sofreram para chegarmos até aqui.”
Marcos históricos em celebração
A edição de 2025 da Expo Japão carrega um significado especial, pois marca uma dupla celebração: os 70 anos da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), uma das entidades mais antigas e tradicionais da cidade, e os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão.
A presidente da ACEL, Luzia Yamashita destacou a relevância histórica da ACEL ao mencionar a recente visita da princesa Kako do Japão à entidade. “A princesa Kako do Japão passou pela ACEL em sua visita pela região, demonstrando a importância da nossa entidade, revelando a responsabilidade que temos em manter a tradição da cultura japonesa”, afirmou.
A dirigente também ressaltou o espírito de união que caracteriza a comunidade: “Somos muitos, mas sabemos pensar como um, em harmonia para preservar hábitos e valores.”
Reconhecimento oficial
Entre as autoridades presentes, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, elogiou a qualidade e amplitude da Expo Japão. Segundo o diplomata, o evento representa “a maior expressão da cultura onde se encontra todas as expressões artísticas, com a presença de muitos jovens e famílias.”
Programação extensa
A Expo Japão 2025 promete uma experiência cultural completa, com programação que se estende até domingo. O evento oferece mais de 40 horas de atividades artísticas distribuídas pelo palco principal e diversos pontos do local, garantindo entretenimento e aprendizado cultural para todas as idades.
A festividade consolida-se, mais uma vez, como um dos principais eventos culturais da região, perpetuando tradições centenárias e fortalecendo os laços entre as comunidades brasileira e japonesa, enquanto honra a memória daqueles que construíram essa ponte cultural ao longo de gerações.
Promoção e patrocínio:
A Expo Japão 2025 é um projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Secretaria de Turismo do Governo do Paraná, Fundação Kunito Miyazaka, Sementes Mauá, Sicoob Ouro Verde, Cooperativa Integrada, A.Yoshii, AgroHara, Otocentro, Ponto Rural, GWM, Clínica Cinagawa, Sunap, Hachimitsu, Sakura, Unimed Londrina, Estacenter, Hoftalon Clinic, HMB Lovat, Loc.Med, Itamaraty, IDR-Paraná, Deputado Estadual Jairo Tamura, St. James International School, Casa Médica, Codel, Almeida Mercados, ECO Educativa, Clima Eventos, Sanepar, Semegrão, ReoboTea, Valmon, Chopp Brasser, Midiograf. Apoio: Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Governo do Paraná, TCGL, RPC, Folha de Londrina. Promoção: ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal/Brasil União e Reconstrução.
Foto: Pedro Matsuo