Formigas cortadeiras: praga que dizimou lavouras chega à cidade

Formigas cortadeiras: praga que dizimou lavouras chega à cidade

Uma praga que dizima lavouras de café e hortaliças está chegando às cidades. As formigas cortadeiras já começaram a ser encontradas nos grandes centros urbanos, atacando jardins, principalmente aquelas plantas com aspectos cítricos, como é o caso das roseiras.

A estudante de engenharia agronômica, Pamela Antunes, explica que diferentemente do que se pensa, as formigas cortadeiras não se alimentam das folhas que elas coletam, mas sim de fungos que ficam nos formigueiros. Tudo que elas coletam serve de alimento para o fungo.

O estudante de agronomia, Gustavo Zambrana, destaca que as cortadeiras estão mais presentes em áreas mais próximas as regiões com matas e plantações. “Em Londrina fizemos um estudo na zona sul, nas regiões de chácaras nas proximidades da mata ciliar, constatamos forte presenças das cortadeiras nessa localidade. Elas atacam as hortaliças que são plantadas ali para comercialização”, comenta.

O controle dessas formigas é feito com veneno com alta concentração de odor cítrico. As iscas devem ser colocadas nos pés das plantas mais atacadas, para que elas levem ao formigueiro e “matem o mal pela raiz”. As iscas podem ser encontradas em casa agropecuárias sem restrição de venda.

Texto:

Rodolfo Salloum

Acadêmico de Jornalismo – Unopar

Projeto de Extensão Agência de Comunicação Integrada

Foto: Divulgação