Na quinta-feira (20), foi realizada no palco principal da Expo Japão a premiação dos alunos da rede de educação municipal de Londrina selecionados no concurso de redação realizado nas escolas. Esta é a segunda edição do prêmio, organizado e realizado pelo projeto “Japão que inspira”, criado pelo vereador Eduardo Tominaga (DEM).
O tema da premiação deste ano é “Tomodachi”, que em japonês significa “amigo”. Foram mais de 2 mil redações produzidas por estudantes do 4º e do 5º ano da rede de educação municipal de Londrina, e dez alunos selecionados.
Estavam presentes na premiação o vereador Eduardo Tominaga, o coordenador geral da Expo Japão Luciano Matsumoto, o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) Pedro Sato, o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná Eduardo Suzuki, o cônsul geral do Japão em Curitiba Hajime Kimura e a representante da prefeitura municipal de Londrina Adriana Biazon.
Durante a solenidade, o coordenador da Expo Japão Luciano Matsumoto leu um trecho da redação do aluno Daniel Mori que ilustra bem o tema deste ano. “O foco está na coletividade, na amizade, ao invés do individualismo. Amigos a gente não compra, a gente conquista e cultiva.”
Os alunos premiados nesta edição foram: José Luigi da Silva, Mateus Maeda, Giovana Vitória, Thayna Luana, João Pedro da Silva, Daniel Mori, Laura Helena Kodama, Júlia Camargo, Sara da Silva e Ryan Pablo.
Texto do estagiário Jair Segundo, sob supervisão da jornalista Emilia Miyazaki
Foto: Pedro Matsuo – Expo Japão 2019