8° AgroInovatec trouxe debates importantes e novidades para a Expo Japão 2019

8° AgroInovatec trouxe debates importantes e novidades para a Expo Japão 2019

Trazendo importantes debates sobre tecnologias agrícolas regionais e mudanças climáticas, o 8° AgroInovatec (Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura), realizado no dia 19 de junho, reuniu 94 participantes entre estudantes e pesquisadores, e mais 77 voluntários fizeram parte da Fazendinha contemplando diversos setores que compõem o trabalho no campo.

De acordo com Tumoru Sera, organizador e coordenador do AgroInovatec, nesta edição houve uma participação maior do público em relação ao ano passado.  “O público permaneceu interessado do começo ao fim, tivemos a participação de pesquisas do IAPAR, da Embrapa, de universidades da região e empresas envolvidas no setor agrícola. Os assuntos debatidos são muito necessários para que o trabalho do produtor rural se desenvolva principalmente durante essa crise pela qual estamos passando, tanto na questão econômica, quanto nas dificuldades da instabilidade climática na região”, declara o organizador.

 Ainda segundo Sera, os debates e as pesquisas tiveram o principal objetivo de contribuir para o aumento da qualidade da produção e consequentemente garantir a boa rentabilidade para os produtores rurais. “O incentivo à pesquisa é muito importante. Estamos em uma das regiões mais importantes para a produção agrícola no Brasil. Contribuir para esse setor é contribuir para a economia da região, empregabilidade e no desenvolvimento em geral”, enfatiza.

A outra atração do AgroInovatec, a Fazendinha (Noudyou) reuniu grande público com a apresentação de tendências como a horta orgânica, plantas medicinais, cultivo de cogumelos orientais, palmito pupunha e como novidade trouxe estandes de piscicultura, ovinocultura e o cuidado com animais domésticos no estande de ‘pets’.  

Para Tumoru, os expositores da Fazendinha mostraram ao público a riqueza da produção rural da nossa região. “ A fazendinha mostrou um pouco da diversidade de produção e envolveu todo o universo rural, inclusive o contato do humano com os animais, doenças e prevenções, como no estande de pets”, destaca o coordenador.

A Expo Japão aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). O 8º Simpósio Agroinovatec foi uma realização da ACEL, com execução do IAPAR e Cooperativa Integrada; patrocínio do Ponto Rural, Vitasoil, Emagritec Sul – EM1, Ubyfol, Inquima e Cacol, e contou com o apoio da Embrapa e Emater.


Texto: Julia Cristina

Foto: Pedro Matsuo

Acadêmica de Jornalismo – Unopar

Projeto de Extensão Agência de Comunicação Integrada