MINISTÉRIO DO TURISMO APRESENTA

AgroInovatec movimenta o primeiro dia da Expo Japão

Com o objetivo de apresentar novas tecnologias e soluções para a área agrícola com um preço acessível, o 8º Simpósio AgroInovatec abordou nesta quarta-feira (19) o tema “Tecnologias Agrícolas Regionais do Paraná e Mudanças Climáticas”.

“Estamos no 8º AgroInovatec, buscando inovações voltadas para as necessidades de tecnologias regionais do Paraná. Hoje as grandes propriedades têm, de certa forma, o atendimento à tecnologia mas, a grande maioria, cerca de 70% são pequenas, médio e micro propriedades que não são atendidas. Então o objetivo é levar as tecnologias que auxiliam na produtividade com um preço acessível, com qualidade e que seja sustentável do ponto de vista ambiental”, comentou Tumoru Sera, coordenador do encontro.

Todo o circuito de palestras envolveu o tema Mudanças Climáticas, que afeta diretamente o dia a dia dos trabalhadores agrícolas, além de reforçar a conscientização do cuidado com o meio ambiente.  Para o Dr. Tumoru, a discussão em torno dos problemas climáticos, vai além do aquecimento. “Pior que o aquecimento, está sendo a quebra do ciclo d’água, como a distribuição de chuva, ar seco, entre outros. O prejuízo está sendo muito grande”, afirmou.

O simpósio contou com os palestrantes Florindo Dalberto, que falou sobre “Cooperação de Entidades de Pesquisas Agrícolas e Regionais do Paraná e Mudanças Climáticas”; Pablo Nitsche com “Mudanças Climáticas na Agricultura”; Gustavo Sera apresentando “Genótipos Regionais e Mudanças Climáticas”, seguido por “Boas Práticas Agrícolas e os Desafios das Pesquisas Agrícolas” com Arnold Barbosa;  “Tecnologia 4.0 na Eficiência Agrícola para as Consequências das Mudanças Climáticas” com Guy Tsumanuma da INTUEL, entre outros.

Texto:

Gabriel Alves

Acadêmico de Jornalismo – Unopar

Projeto de Extensão Agência de Comunicação Integrada

Foto: Pedro Matsuo – Expo Japão 2019

Mais
Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ACEL – Telefone: 43 3334-0150 (secretaria)
contato.expojapao@gmail.com
Rua Major Achiles Pimpão Ferreira, 2300 CEP 86040-020, Londrina Pr